Telecom

Cientistas de dados seguem sendo o calcanhar de aquiles para uso de IA em Telecom

O uso de inteligência artificial já aumentou as vendas para cerca de dois terços dos profissionais de telecomunicações ouvidos em uma pesquisa feita pela Nvidia. O estudo mostra que quase um quinto dos entrevistados afirmou que o crescimento da receita proveniente da Inteligência Artificial foi superior a 10% em áreas de negócios específicas. Apenas 10% dos entrevistados na pesquisa com mais de 400 profissionais disseram que sua empresa não estava usando IA.

O estudo aponta ainda que cerca de 66% dos entrevistados disseram que suas empresas aumentariam o investimento em IA em 2024, acima dos 47% na pesquisa realizada um ano antes. “Estamos começando a obter alguns números reais e significativos sobre os impactos (da IA)”, disse o chefe global de desenvolvimento de negócios para telecomunicações da Nvidia, Chris Penrose, à Reuters.

Melhorar as experiências dos clientes é a principal prioridade das empresas de telecomunicações em termos de IA, com quase metade dos entrevistados apontando para este aspecto, sendo a redução de custos e o aumento da produtividade dos trabalhadores outros quesitos relevantes.

Os maiores obstáculos à implementação da Inteligência Artificial em telecom segue sendo a ausência de cientistas de dados; a incapacidade de quantificar o ROI (retorno sobre o investimento) e a fraca infraestrutura tecnológica, mostrou ainda o relatório da Nvidia. “Mesmo que você tenha equipes de ciência de dados, isso não significa que elas conheçam IA generativa”, disse Penrose, acrescentando que é necessário “trazer talentos e treiná-los” para trabalhar com a tecnologia.


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