Claro e TIM acirram briga pela melhor banda larga móvel no 5G
O relatório mais recente da Opensignal sobre a experiência com redes móveis no Brasil sugere que a disputa entre as operadoras se reflete em melhorias nas conexões oferecidas aos clientes. A partir dos dados de setembro, outubro e novembro de 2022, a Claro liderou em quatro dos quesitos analisados, mas a TIM forçou empates estatísticos na ‘experiência com jogos’ e ‘experiência com aplicativos de voz.
“Tanto a TIM quanto a Vivo estão alcançando a Claro em outras categorias também, visto que a Claro está à frente das concorrentes que perderam pontos nas categorias de velocidade, Experiência com vídeos e Qualidade excelente em consistência. A TIM continua sendo a campeã isolada nos quesitos de Disponibilidade e Qualidade na consistência central”, aponta a Opensignal.
Os usuários brasileiros tiveram a média global mais rápida de download e upload na rede da Claro. A operadora mantém o prêmio de Experiência com a velocidade de download com uma pontuação de 21,5 Mbps – 2,7 Mbps à frente da segunda colocada, a Vivo, 5,6 Mbps abaixo da posição de liderança registrada no relatório anterior.
A TIM e a Vivo reduziram a distância para a Claro, uma vez que sua pontuação na Experiência com a velocidade de download aumentou em 2,5 e 2,7 Mbps, respectivamente, enquanto a pontuação da vencedora teve uma queda de 0,2 Mbps. Assim, a Claro apresentou velocidades de download de 21,5 Mbps, a Vivo de 18,8 Mbps e a TIM, 18,5 Mbps.
A Claro também venceu no quesito Experiência com a velocidade de upload, com uma pontuação de 7,7 Mbps, enquanto a TIM se mantém no calcanhar da Claro, apenas 0,2 Mbps atrás da líder – tendo reduzido a diferença de 0,7 Mbps no relatório anterior.
A TIM defende o prêmio de Disponibilidade com uma pontuação de 96,1%, registrando um aumento na sua pontuação de 0,5 pontos percentuais, em comparação ao relatório anterior. Essa pontuação reflete o tempo em que nossos usuários se mantiveram conectados a serviços 3G ou superiores nessa rede. A Vivo foi a próxima concorrente, um ponto percentual atrás da vencedora. A Claro ficou em último lugar, mas teve o aumento mais expressivo na sua pontuação de Disponibilidade entre todas as operadoras no Brasil, de 1,1 pontos percentuais.
A Claro foi a vencedora tanto na Experiência com jogos quanto na Experiência com aplicativos de voz no relatório anterior. Desta vez, A TIM forçou empates estatísticos contra a Claro em ambas as categorias, devido aos respectivos aumentos de 4,3 e 1,7 pontos nas duas métricas, pareados à redução na pontuação da Claro. A TIM subiu uma categoria na Experiência com aplicativos de voz, de Regular (66-74) para Aceitável (74-80), que agora compartilha com a Claro.
A Claro continua sendo a única vencedora do prêmio Experiência com vídeos, com uma pontuação de 44,3 pontos. A operadora derrotou a TIM por 0,4 pontos, reduzindo a vantagem de 1,7 pontos no relatório anterior. Todas as operadoras do Brasil tiveram aumentos na pontuação, variando de 0,7 pontos da Claro a 2,2 pontos da Vivo – e todas elas se classificaram na categoria Razoável (40-55).
A Claro leva para casa o prêmio de Excelente qualidade em consistência pela segunda vez consecutiva nos relatórios da Opensignal, com uma pontuação de 66,1%. Essa pontuação reflete o percentual de testes de usuários nas redes da operadora, que atende aos patamares de desempenho mínimos recomendados para assistir a vídeos em HD, realizar video conferências em grupo e jogar games. Enquanto isso, a TIM mantém a Qualidade na consistência central (aplicativos de desempenho mais baixo, como vídeos SD, chamadas de voz e navegação na internet), com uma pontuação de 82,3% – apenas 0,3 pontos percentuais à frente da Claro. Embora a Vivo tenha ficado em terceiro lugar em ambas as categorias, ela reduziu a lacuna até suas rivais, graças a aumentos em suas pontuações de consistência, associadas à diminuição da pontuação da Claro e da TIM.
Os resultados do relatório têm como base as medições coletadas de todas as principais operadoras de telefonia móvel no Brasil – Claro, TIM e Vivo – no período de 90 dias entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2022, para avaliar como elas se saíram. As medições de redes 5G contribuem para a pontuação global. Lado-a-lado com essa análise, também publicamos um relatório associado — Experiência com redes móveis no Brasil — que analisa a experiência global de todos os nossos usuários de 5G no Brasil conectados à tecnologia 5G.