Conteúdo e infraestrutura precisam se entender por sobrevivência
Conteúdo e infraestrutura de banda larga são um ecossistema que só progride se um fortalecer o outro, atesta a diretora da LCA Consultores, Claudia Viegas, durante o 31º Seminário Internacional ABDTIC. “Quanto mais se gera conteúdo, mais se precisa de infraestrutura”, observou. Claudia Viegas levantou a questão sobre os papéis que cada empresa exerce.
“Quem gera conteúdo não tem ligação direta com quem faz a infraestrutura, então, não terá preocupação em gerar conteúdo de forma eficiente para infraestrutura, o que aumenta o gargalo na rede”, a especialista. “Se o consumidor abrir vídeo e tiver propaganda em alta resolução e consumir a banda dele, ele vai ficar bravo com o provedor de internet e não o provedor de conteúdo que colocou o vídeo.”
Em entrevista à CDTV, Claudia Viegas ressaltou que existe uma regulamentação muito pesada para o lado da infraestrutura, em especial o PGMC. “Quando você coloca regra de atendimento com meta de obrigação elevada, você dificulta viabilizar o atendimento a áreas com pouca densidade populacional”, disse. Confira a íntegra da entrevista.