Telecom

Corrida pelo 5G ganha impulso e acirra disputa das teles

Em janeiro de 2020, redes 5G comerciais foram implantadas em 378 cidades ao longo de 34 países, de acordo com o novo relatório “O estado das implantações 5G”, produzido pela VIAVI. O país com mais cidades com disponibilidade de 5G é a Coreia do Sul, contando com 85 cidades, seguida pela China com 57, Estados Unidos com 50 e o Reino Unido com 31 cidades. Em termos de cobertura regional, a EMEA lidera esta corrida com 168 cidades onde as redes 5G foram implantadas, a Ásia é a segunda com 156 cidades, e são 54 cidades cobertas pela rede 5G nas Américas. As implantações incluem redes 5G móveis e fixas sem fio.

À medida que a batalha pela supremacia 5G acirra, as descobertas da VIAVI indicam que as operadoras estão cobrindo os maiores centros populacionais, com até cinco provedores de serviços de comunicações (CSPs) implantando a rede 5G em cidades como Los Angeles e Nova York. “Para as operadoras 5G, há uma mistura arrebatadora de otimismo com medo”, observou Sameh Yamany, CTO da VIAVI.

“O otimismo está relacionado a uma infinidade de novas aplicações comerciais que podem mudar a economia do operador para melhor, mesmo que elas não sintam o impacto comercial por algum tempo. O medo imediato é que eles sejam deixados para trás na batalha de marketing de curto prazo pelos operadores rivais se não forem rápidos o suficiente em suas atividades”, completou Yamany.

Segundo ainda o CTO da VIAVI, mesmo que as operadoras continuem com a construção da rede 5G, elas terão que mudar as direções de validação e verificação da rede para análises avançadas e solução automatizada dos problemas de rede. “A corrida pela melhor rede 5G está apenas começando”, destaca. Mais informações, veja o infográfico da pesquisa ‘O estado das implantações 5G’.


Botão Voltar ao topo