Covid-19 triplicou uso de serviços públicos digitais
O uso de soluções online cresce com o isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 e a mesma dinâmica afeta a procura por serviços governamentais. Segundo a Secretaria de Governo Digital, o aumento dos acessos ao portal Gov.br, que concentra todos os serviços digitais do governo federal, indica a migração do atendimento presencial para online. Enquanto foram registrados 4,6 milhões acessos individuais em janeiro, o número triplicou para 12,1 milhões em junho.
Atualmente, 59% dos 3,3 mil serviços de governo já são totalmente digitais – com meta de que sejam alcançados 100% até 2022. A estimativa é de que, devido à digitalização já realizada, 65 milhões de atendimentos anuais deixam de ser presenciais nos órgãos públicos.
Os aplicativos mais procurados pela população são a Carteira de Trabalho Digital, com 8.437.557 instalações ativas em celulares, a Carteira Digital de Trânsito, com 7.770.086 instalações ativas, e o Meu INSS – Central de Serviços, com 5.403.080 instalações ativas.
Segundo a SGD, desde março foram digitalizados 251 serviços, caso do aplicativo do Auxílio Emergencial de R$ 600 e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, que buscam facilitar o acesso da população e reduzir os impactos negativos da pandemia.
* Com informações do Ministério da Economia