Telecom

Empresa de TI de São Paulo chega a 160 serviços digitais

A empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, Prodesp, responsável pela administração do Poupatempo em todo o Estado, ultrapassou a marca de 160 opções disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até 2022, a Prodesp disponibilizará mais de 240 atendimentos digitais nas plataformas do Poupatempo.  

Entre as novidades desse ano estão: Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e); acompanhamento de solicitação de segunda via de CNH; Consulta de multas aplicadas pelo Detran.SP; Agendamento de exame teórico para: primeira habilitação, Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), reabilitação e nova habilitação, e Consulta de instauração de processo de suspensão da CNH, além de serviços municipais, que crescem com o anúncio de novas unidades do programa. 

Destacam-se ainda as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, disponível no aplicativo Poupatempo Digital. A versão digital da carteira contabiliza mais de 6,7 milhões de acessos. Já o Certificado de Vacinação soma mais de 1 milhão de acessos na versão em português e outros 88 mil em inglês. Também pelo app, é possível fazer a consulta aos benefícios pagos pelo Bolsa do Povo, maior programa de assistência social e transferência de renda da história do Estado, bem como mais detalhes sobre os valores e datas de recebimento. 

Provando o crescente sucesso do atendimento online, os 10 primeiros meses do ano somaram mais de 35,3 milhões de atendimentos, somente no último mês de outubro, foram realizados 6,6 milhões de atendimentos. O número representa 19% da quantidade total dos atendimentos do programa, em 2021.  

Os serviços mais procurados pelo app, portal e totens de autoatendimento são, por exemplo, a renovação de CNH, licenciamento de veículos, pesquisa de pontuação, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de débito de veículos, multas, situação eleitoral, consulta de Registro de Aluno (RA) para a rede estadual de ensino, entre outros.  


De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, os serviços digitais representam hoje 85% dos atendimentos do Poupatempo e a projeção é que esse percentual cresça ainda mais. “As pessoas têm aceitado muito bem o formato digital do Poupatempo. A tendência dos serviços online veio para ficar, principalmente pela segurança e facilidade em ter tudo rápido e na palma das mãos”, afirma Murilo Macedo.   

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