Telecom

Ericsson, Telia e Qualcomm unem forças por 5G Standalone

A operadora sueca Telia  e os fornecedores Ericsson e Qualcomm uniram forças para desenvolver o estado inativo de Controle de Recursos de Rádio (RRC Inativo), recurso para reduzir a quantidade de sinalização necessária durante as transições de estado, com efeito de redução de latência e do consumo da bateria, considerados requisitos cruciais para o uso de IoT e do 5G.

Para implementar o RRC inativo, a Ericsson usou seu software e nós SA 5G com um dispositivo de teste alimentado pelo sistema Snapdragon X60 Modem-RF. As empresas sustentam  “que conseguiram demonstrar uma transição bem-sucedida entre um estado conectado e um estado inativo, sem que o dispositivo voltasse para o modo inativo.”

A transição para um novo estado inativo reduz a quantidade de sinalização necessária durante a transição, o que reduziu em até três vezes a latência para o usuário final. O recurso permitiu ainda uma economia de bateria de até 30% ao ativar RRC inativo. 

O chefe da Ericsson do norte e centro da Europa, Jenny Lindqvist, afirmou que o teste foi um marco para “levar a tecnologia 5G para o próximo nível e o RRC continuará a desempenhar um papel crítico para as redes 5G nos próximos anos”.


Botão Voltar ao topo