Ericsson vende subsidiária dos EUA por R$ 5,5 bilhões
Empresa de portabilidade e troca de dados iconectiv foi comprada em 2012
A Ericsson espera receber 10,6 bilhões de coroas suecas (R$ 5,5 bilhões) com a venda da subsidiária de serviços de portabilidade numérica e troca de dados iconectiv, uma unidade sediada nos EUA que ela vai transferir para a Koch Equity Development.
O valor declarado seria contabilizado como benefício pecuniário e inclui liquidações de impostos, despesas de transação e outras obrigações. A Ericsson explicou que prevê registrar um ganho único de EBIT de cerca de SEK 8,8 bilhões.
A Ericsson adquiriu o que se tornaria iconectiv em 2012, quando adquiriu a empresa norte-americana de pesquisa e desenvolvimento de telecomunicações Telcordia. Dividiu a propriedade da unidade com a empresa de private equity Francisco Partners em 2017, mas agora acredita que o desinvestimento é necessário para permitir que o negócio mantenha a sua “trajetória de crescimento”.
A conclusão da venda para a Koch Equity Development está prevista para o primeiro semestre de 2025. A Ericsson observou que a iconectiv atende mais de “5.000 clientes em vários setores” com portabilidade numérica, rede central e gerenciamento de operações e serviços de troca de dados. Observou que estas principais áreas de negócio têm “sinergias estratégicas limitadas” com o resto do seu portfólio. A iconectiv faz atualmente parte da unidade Segment Enterprise da Ericsson e contribuiu com cerca de SEK 1 bilhão para o lucro líquido em 2023.
- Com informações do MWL