Europa exige carregador USB-C em 2024
O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira, 4/10, uma nova lei exigindo que os dispositivos eletrônicos vendidos na União Europeia usem portas de carregamento USB-C. No Brasil, medida semelhante passou por consulta pública da Anatel este ano.
O órgão europeu votou 602-13 a favor da nova lei, que se estenderá a telefones celulares, tablets e câmeras até o final de 2024 e laptops na primavera de 2026, permitindo que os consumidores usem uma tecnologia de carregamento única para seus dispositivos.
O Conselho da União Européia ainda precisa aprovar a medida antes que ela seja promulgada, mas os negociadores chegaram a um acordo em julho, então a votação é vista em grande parte como uma formalidade.
“O carregador comum finalmente se tornará uma realidade na Europa”, disse Alex Agius Saliba, membro do Parlamento Europeu de Malta, em comunicado.
“Esperamos mais de dez anos por essas regras, mas finalmente podemos deixar a atual infinidade de carregadores no passado”, continuou ele. “Esta lei à prova de futuro permite o desenvolvimento de soluções de cobrança inovadoras no futuro e beneficiará a todos – desde consumidores frustrados até nosso ambiente vulnerável”.
A exigência se aplicaria a dispositivos eletrônicos operando com potência de até 100 watts, incluindo fones de ouvido, consoles de videogame, alto-falantes, leitores eletrônicos e teclados.
Os legisladores elogiaram os efeitos ambientais do projeto de lei, observando que os carregadores representam cerca de 11.000 toneladas de resíduos anualmente na UE.
A Apple já aproveitou a tecnologia USB Tipo C para alguns de seus carregadores. A medida exigiria que a gigante da tecnologia e outras empresas usassem apenas o USB-C na UE, mas também poderia levar a mudanças em outros mercados.