Fundo dos EUA se alia ao Governo para ter prioridade na compra da rede fixa da Telecom Italia
A empresa de private equity norte-americana KKR& Co assinou um acordo preliminar com o Ministério da Economia da Itália para conceder ao governo até 20% dos negócios de rede. A KKR&Co fez uma oferta de 23 bilhões de euros (US$ 25,3 bilhões) pela rede fixa da Telecom Italia. De acordo com nota oficial do governo italiano, os novos termos “preveem um papel decisivo do governo na definição das escolhas estratégicas”.
Em junho, a Telecom Italia iniciou negociações exclusivas com a KKR sobre a venda da infraestrutura de rede em uma tentativa de cortar dívidas. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, sinalizou que considera a rede da Telecom Italia um ativo estratégico e diz que é necessário ter um grau de supervisão pública.
Se a compra se concretizar, com o acordo, o governo da Itália teria o direito de vetar acordos envolvendo ativos estratégicos. Assim como poderia proteger os 40.000 funcionários da Telecom Italia. Na prática, o grupo norte-americano, ao conseguir o apoio do governo, cria problemas para qualquer outra proposta pelo ativo.
Ainda assim, um acordo definitivo não está garantido. O maior acionista da Telecom Italia, o conglomerado de mídia francês Vivendi, disse repetidamente que avalia a rede em cerca de 30 bilhões de euros e ainda pode tentar interromper o processo de venda e convocar uma assembleia extraordinária.
*Com informações de agências internacionais