Governo de São Paulo troca frota própria de carros por app da Cabify
O Governo do Estado estima economizar até R$ 57 milhões ao ano com a substituição gradual de sua frota de veículos por serviços de aplicativos de automóveis. O primeiro passo nessa direção foi dado nesta quinta-feira, 30/11, após a Cabify apresentar a menor oferta e passar pela avaliação tecnológica realizada pela Secretaria de Governo, que analisou acessibilidade, funcionalidade e requisitos de segurança para a homologação do serviço.
Concorreram quatro empresas e após 40 lances o menor preço obtido foi de R$ 2,45 por quilômetro rodado, por meio de pregão da Bolsa Eletrônica de Compras. O Governo do Estado pretende reduzir em 25% a frota de veículos, das 7.375 unidades atuais para 5.509 unidades, ou 1.866 automóveis a menos. Desse total, 1.479 veículos serão leiloados, o que irá proporcionar uma economia de R$ 35,1 milhões em despesas com combustíveis e manutenção. O governo espera arrecadar cerca de R$ 11,3 milhões com o leilão.
Inicialmente, o modelo será testado por quatro secretarias estaduais para substituir 86 veículos, com rodagem estimada em 438 mil quilômetros, para depois ser estendido a toda a administração estadual. O serviço deve estar disponível aos funcionários em até quatro semanas. Ficam de fora da redução da frota os veículos especiais de atendimento ao cidadão, como viaturas policiais e ambulâncias.
Adicionalmente, 443 veículos que estavam locados – 338 dos quais com motoristas terceirizados -, já estão sendo devolvidos, o que gerando uma economia de R$ 29,5 milhões ao ano. A estimativa é de que esse esforço de redução da frota irá proporcionar uma redução de custos anual da ordem de R$ 57 milhões.
As chefias de gabinete ficarão responsáveis por determinar os funcionários com necessidade de uso destes veículos, que atenderão por chamada realizada pelo aplicativo instalado em smartphones ou pela plataforma web. Por meio de usuário e senha, será possível chamar o serviço, que poderá sofrer penalidades financeiras em caso de atrasos recorrentes nos atendimentos.