Governo integra canais digitais do Banco do Brasil ao login único federal
O governo integrou o acesso dos canais digitais do Banco do Brasil aos serviços públicos oferecidos pelo portal Gov.br. Segundo a Secretaria de Governo Digital, isso significa que os 25 milhões de correntistas do BB que utilizam os meios online podem usar o acesso do próprio banco aos serviços públicos digitalizados.
“Todos aqueles que já são clientes do BB poderão criar seu perfil com um único login e senha. Ampliaremos a base de usuários dos serviços digitais, com elevada segurança e boa experiência de uso para o cidadão, que já está acostumado a utilizar o site ou aplicativo do banco regularmente”, afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Segundo a SGD, na prática, todos os 809 serviços que o governo federal, estados e municípios já dispõem no portal e os que adicionarem no login único – como, por exemplo, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de limpeza e iluminação pública – poderão ser acessados por meio da senha do home banking do BB.
É um aumento significativo de cadastros tendo em vista que até aqui 60 milhões de pessoas criaram o login único dos serviços públicos digitais. Também de acordo com a SGD, no primeiro trimestre deste 2019, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novos perfis de acesso.
O governo afirma que não há compartilhamento de dados com a integração. “Os dados cadastrais e financeiros do cidadão, assim como sua senha bancária, continuam sob a guarda do banco e sob nenhuma hipótese serão repassados ao governo. Os únicos dados trocados entre o BB e o Gov.br são o nome e CPF, após a autorização do cliente do BB, de forma a viabilizar a criação de sua conta na plataforma de autenticação do login único”, afirma o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da SGD, Luiz Miyadaira Ribeiro.
* Com informações do Ministério da Economia