Telecom

Huawei volta a ter alta de receitas após embargo dos EUA

A Huawei registrou um segundo trimestre consecutivo de aumento nas receitas, no terceiro trimestre deste 2022, e dá pistas de que seus negócios começaram a se estabilizar após anos de sanções punitivas dos EUA. A receita da gigante chinesa de telecomunicações subiu 6,5%, para 144,2 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 20 bilhões, durante o terceiro trimestre em comparação com um ano atrás.

A Huawei disse que sua principal linha de negócios que vende equipamentos de telecomunicações cresceu, enquanto um declínio de longa data em seus negócios de dispositivos de consumo desacelerou. Foi o segundo trimestre consecutivo de maior receita para a empresa com sede em Shenzhen, interrompendo mais de um ano de queda na receita, impulsionada pela queda nas vendas de smartphones e restrições nas vendas de seus equipamentos de telecomunicações para muitos países.

A Huawei foi prejudicada pelas restrições de exportação dos EUA, que incluem uma proibição em 2020 de comprar chips avançados feitos com tecnologia americana. As restrições dizimaram o negócio de smartphones da empresa, que já foi o maior do mundo e uma importante fonte de crescimento. A empresa também prejudicou seus negócios de venda de equipamentos de telecomunicações, embora analistas digam que o efeito foi menos pronunciado porque esses equipamentos exigem menos chips de ponta e dependem mais de negócios de longo prazo.
Para compensar as restrições, a Huawei vem desenvolvendo uma série de novas linhas de negócios menos dependentes de chips. Eles incluem serviços de computação em nuvem, componentes de direção autônoma, software de smartphone e gadgets de consumo, como smartwatches e tablets, embora os novos negócios não tenham compensado a queda acentuada nas vendas de smartphones.
A empresa também vem investindo pesadamente na indústria de fabricação de chips de rápido crescimento da China por meio de seu braço de investimento Hubble Technology Investment Co. Essa indústria enfrenta novos obstáculos após os amplos controles de exportação de chips de ponta e equipamentos de fabricação de chips impostos pela administração de Biden no início deste mês.
Os EUA tratam a Huawei como uma ameaça à segurança nacional e disseram que Pequim pode usar equipamentos da Huawei para espionar, o que a empresa nega. Vários países alinhados aos EUA fizeram fila para impedir a Huawei de construir suas redes de telecomunicações 5G, reduzindo sua receita internacional, embora continue a ganhar grandes contratos na China e ainda seja a maior vendedora mundial de equipamentos de telecomunicações em geral.
A Huawei disse que a receita nos três primeiros trimestres do ano caiu 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, uma queda de 13,9% no primeiro trimestre. A empresa divulga um instantâneo não auditado de números financeiros selecionados a cada trimestre. A empresa disse que sua margem de lucro excluindo os ganhos líquidos da venda de ativos foi de 6,1%. A empresa vendeu alguns negócios, incluindo sua marca Honor de smartphones econômicos, para lidar com as restrições de acesso a chips.
* Com informações do Wall Street Journal

Botão Voltar ao topo