Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G
A quinta geração de redes móveis de telecomunicação já chegou ao sistema bancário brasileiro, em movimento puxado pelo Itaú Unibanco. Com isso, a primeira agência física do segmento no Brasil a utilizar o padrão de conectividade 5G, disponibilizada pela Vivo Empresas, está localizada no Brooklin, bairro da zona sul da capital de São Paulo.
Segundo Fábio Napoli, diretor de TI do Itaú Unibanco, a unidade foi escolhida por estar em uma região já contemplada com a infraestrutura necessária para a implantação do novo sinal, oferecido apenas em caráter de teste pela Vivo Empresas, por meio de uma licença experimental da Anatel, através da frequência de 3,5GHZ.
“Demos um salto em tecnologia ao nos tornarmos o primeiro banco do País a ter uma agência física operando com a nova tecnologia, que proporcionará mais velocidade tanto para os nossos sistemas internos quanto para a conectividade dos clientes via Wi-Fi. Este avanço acelera nosso foco em unir a agilidade do ambiente digital com a conveniência do atendimento físico. Por isso, trabalharemos para que possamos expandir a novidade para outras unidades em todo o Brasil, tão logo esse tipo de conexão esteja disponível em mais localidades do País”, explica Napoli.
O novo padrão já demonstra sinais para revolucionar práticas de consumo e negócios de todos os tipos ao redor do mundo. “A tecnologia 5G é fundamental para a digitalização Brasil, com potencial de mudar significativamente a forma como vivemos e como as empresas fazem negócios. A rede 5G em sua máxima potência poderá entregar altíssimas velocidades de internet, latência ultrabaixa, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de dispositivos”, explica Debora Bortolasi, diretora de Operações Comerciais da Vivo Empresas.
Como benefício imediato, a velocidade de conexão é o principal atrativo básico do 5G, permitindo um salto dos atuais 120 megabits por segundo (Mbps) para 600 Mbps – o que significa cinco vezes mais capacidade na transmissão de dados. Com inúmeras oportunidades para novas aplicações, por ora, o 5G já garante que clientes e colaboradores tenham mais agilidade no acesso aos sistemas do banco e, consequentemente, às transações. “Além de melhor desempenho, o novo padrão também garante maior disponibilidade dos serviços e evita possíveis interrupções ou gargalos que, em geral, são causados por falhas relacionadas ao cabeamento físico”, completa Napoli.
“Entendemos o quão importante é buscar a melhoria de infraestrutura e das tecnologias dentro da nossa rede de agências físicas para aprimorar o atendimento presencial ao público e, para isso, estamos atentos a cada detalhe dessa jornada. Neste contexto, somamos uma ampla capacidade sistêmica à uma equipe comercial qualificada para gerarmos mais conveniência e uma resolutividade ainda mais ágil aos clientes, de modo que possamos oferecer a melhor experiência ao atender às suas necessidades financeiras”, afirma Francisco Vieira, diretor de Operações de Agências do Itaú Unibanco.