Telecom

Itaú: Desafio das APIs é garantir que operadoras andem no mesmo passo

Padronização de interfaces mudou jogo no combate a fraudes

A disseminação de APIs padronizadas entre as operadoras de telecomunicações trouxe impacto imediato para grandes clientes, com o sistema financeiro sendo o primeiro a perceber ganhos com a tecnologia.

Como destacou o superintendente de telecom do Itaú, Augusto Nellessen, durante o Futurecom 2024, o ganho imediato foi no combate a fraudes. Mas a ampliação das interfaces já começa a ser sentida em outras facetas da jornada do cliente.

“Fraude sem dúvida foi a porta de entrada. Foi a primeira API que a gente adotou no banco. Mas hoje a gente enxerga novas possibilidades de mudança de jornada, utilizando, inclusive, mais de uma API na mesma jornada. Por  exemplo, existe a possibilidade de utilizar API para checar se o dono da linha esta realmente registrado na operadora com aquela linha, se o cliente está mesmo no local onde diz que está, e, eventualmente, se ele mudou ou não de simcard. A ideia é começar por fraude, mas evoluir para a jornada e onboarding de cliente”, afirmou.

“A criação de um gateway único, devops ready, para todas as empresas consumirem de forma rápida e contratual, agilizou demais o onboarding. É fato que as operadoras ainda têm o desafio de estarem no mesmo passo do rollout das APIs, mas as que estão em produção, o fato de ser um padrão ajuda muito a acelerar a adoção da tecnologia”, ressaltou Nelessen.

Um ponto fundamental, destacou, é a possibilidade de usar dados reais e os mais atualizados. “Sem dúvida, melhora a eficiência. Conseguimos mudar a leitura de uma base que não era em real time, pela base da operadora, que é real time. Então, em segurança conseguimos melhorar em alguns quesitos o tempo de resposta de algumas APIs.”


A mudança mais importante, reforçou, veio com a padronização. “Antigamente cada operadora tinha sua iniciativa e desde a rede 3G as operadoras já poderiam estar disponibilizando recursos através de APIs, porque a tecnologia evoluiu para isso. Só que trabalhando cada uma de forma separada fica difícil padronizar”, afirmou o executivo do Itaú.

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