Itália permite acordo restrito entre Vodafone e Huawei no 5G
A unidade italiana da Vodafone obteve aprovação condicional de Roma para usar equipamentos fabricados pela chinesa Huawei em sua rede de acesso 5G, disseram duas fontes próximas ao assunto à agência Reuters.
A Itália pode bloquear ou impor condições em negócios envolvendo fornecedores de fora da União Europeia, e eles já foram usados três vezes para bloquear o interesse estrangeiro em indústrias consideradas de importância estratégica.
O governo do primeiro-ministro Mario Draghi autorizou o acordo entre a Vodafone e a Huawei em 20 de maio, disse uma das duas fontes à Reuters, pedindo para não ser identificada devido à delicadeza do assunto.
Como em acordos semelhantes, o governo impôs um conjunto de prescrições, incluindo restrições à intervenção remota da Huawei para consertar falhas técnicas e um limite de segurança extremamente alto, acrescentou a fonte.
No caso específico da fabricante chinesa, o governo italiano já impediu o grupo de telecomunicações Fastweb, em outubro de 2020, de assinar um acordo com a Huawei para fornecer equipamentos para o core de rede 5G.