Telecom

Juscelino Filho: FUST e 5G já garantem conexão de 31 mil escolas

O ministro das Comunicações defendeu políticas para instalação de datacenters

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou nesta terça, 8/10, ao participar da Futurecom 2024, que as diferentes iniciativas que usam recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, além do que foi destinado pelo leilão do 5G, já garantem projetos que viabilizam a conexão internet de 30 mil escolas.

“Já garantimos a infraestrutura de conectividade de mais de 31 mil escolas, sendo aproximadamente 15 mil escolas nas fases 2, 3 e 4 das obrigações associadas ao leilão do 5G. Mais 1.300 escolas na modalidade não-reembolsável do FUST e cerca de 15 mil escolas através da renúncia fiscal do FUST”, afirmou o ministro.

Segundo ele, as propostas apresentadas no edital de Renúncia Fiscal – pelo qual as operadoras podem trocar 50% da contribuição anual ao fundo por projetos de conectividade – somam cerca de R$ 700 milhões.

“Com esse valor, prevê-se a conexão de cerca de 11.600 escolas no primeiro momento, e devemos conseguir levar esse número para cerca de 15 mil escolas. E ainda teremos um saldo, que vamos estudar se faremos novo edital ou como vamos utilizar esse recurso”, disse.

Datacenters


Também durante ao evento, Juscelino Filho destacou que o Brasil tem papel importante como centro global de centros de dados. “O armazenamento de dados está nas prioridades do governo, tanto que o presidente Lula tem falado em organizar os dados de governo para utilizar da melhor forma  nas políticas públicas.”

Para ele, o Brasil tem condições de crescer nesse segmento. “O Brasil vai ser um hub mundial de datacenter. Já somos importantes e vamos ampliar ainda mais, por termos energia limpa e água. Portanto, vamos fomentar essa expansão, descentralizando isso, de forma que a gente coloque o mais próximo de onde é gerada a energia limpa, como no Nordeste. Os dados são um dos insumos mais importantes nos dias de hoje e certamente atuaremos muito forte nisso.”

Botão Voltar ao topo