Justiça da Suécia nega recurso da Huawei para entrar no 5G
A Huawei indicou que vai recorrer contra a proibição de atuar no 5G na Suéciam, depois que um tribunal manteve uma decisão do regulador do país de impedir as operadoras de usar equipamentos da fabricante chinesa, imposta como parte das regras do leilão de espectro.
Entre as condições do edital, os operadores foram impedidos de utilizar equipamentos fornecidos pela ZTE ou Huawei por motivos de segurança. Além disso, todos os produtos existentes deveriam ser removidos até o início de 2025. A Huawei sugere que pode levar o caso ao Tribunal de Apelação de Estocolmo, embora o regulador tenha prometido defender sua decisão lá, se necessário.
“Embora estejamos decepcionados com este resultado, o veredicto não é a decisão final sobre o nosso caso. No momento, estamos estudando a sentença e o raciocínio do tribunal para determinar quais outros recursos legais devemos adotar para proteger nossos direitos e interesses legítimos. Nossa porta permanece aberta para diálogos construtivos com as partes relevantes para encontrar soluções práticas para mitigar qualquer preocupação de segurança”, diz a empresa, em nota.
A empresa reclama que o regulador Swedish Post and Telecom Authority (PTS) “falhou em produzir quaisquer fatos ou evidências para demonstrar que o equipamento da Huawei tem problemas técnicos de segurança”. “Encorajamos as autoridades suecas relevantes a confiar em padrões de segurança cibernética objetivos, imparciais e verificáveis com base em fatos”, acrescentou.
A declaração da Huawei veio depois de ter perdido o último em uma série de reclamações legais com as autoridades do país relacionadas ao uso de seu kit. A decisão de 22/6 envolveu um recurso contra os termos do leilão de espectro 5G da PTS, que ocorreu no início deste ano.
* Do MWL