Telecom

Leilão 5G está nas mãos do TCU

O Anatel encaminhou ao Tribunal de Contas da União nesta sexta=feira, 19/03, o edital do leilão 5G com o estudo técnico de precificação das faixas.De acordo com a agência, o custo do leilão deverá ficar em torno de R$ 35 bilhões, sendo que 90% desse montante serão destinados aos compromissos de investimentos por parte das teles, entre eles, a construção da rede privada do Governo Federal, orçada em R$ 870 milhões.

A informação foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fabio Faria, e pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler, que participaram da inauguração da primeira linha de produção local de 5G no Brasil e na América Latina da Ericsson. O evento também contou com a presença do ministro do TCU e relator do processo do 5G, Raimundo Carreiro.

O presidente da Anatel reafirmou que o modelo de precificação utilizou um sistema próprio desenvolvido pela Agência, baseado na linguagem Phyton, e já alinhado com a área técnica do Tribunal de Contas da União.

O Ministro do TCU, Raimundo Carreiro, confirmou que haverá uma força-tarefa da Corte para aprovar o edital no menor prazo possível, mas evitou garantir que seria feito em menos de 60 dias, como o ministro Fábio Faria tem declarado em diversas ocasiões para que o leilão possa acontecer ainda no começo de julho. “Agora estará nas mãos do TCU”, resumiu o ministro das Comunicações.


Botão Voltar ao topo