Maracanã é o primeiro estádio do país com 5G da TIM
O Maracanã será o primeiro do país a receber a rede 5G pura em uma partida oficial de futebol. A nova tecnologia é uma parceria entre a TIM e a administração atual do espaço. Serão instaladas 17 antenas que vão permitir que torcedores naveguem em uma internet até cem vezes mais rápida que o 4G atual.
A Telecall foi a responsável pela implantação da infraestrutura 5G. De acordo com a empresa, ‘as antenas foram estratégicamente implantadas para dar cobertura completa no Maracanã”.
Essa infraestrutura vai permitir a conexão de até 180 mil pessoas, superior a capacidade atual do estádio, de cerca de 70 mil torcedores. Mas nesse primeiro momento apenas os clientes da TIM vão poder navegar na nova rede 5G, explicou Severiano Braga, CEO do Maracanã. A expectativa é que 20% de toda a conexão gerada no Maracanã durante a partida já seja na rede 5G.
A primeira fase do acordo entre TIM e Maracanã vai até meados de novembro. Braga explicou que Flamengo e Fluminense vão participar em conjunto para a renovação da licença do estádio que terá uma duração de 20 anos. A proposta será entregue dia 27 e o resultado deve sair em novembro.