Marcas chinesas puxam alta de 4% nos celulares em 2024
O mercado global de smartphones aponta para os primeiros sinais de recuperação após um declínio de 12% em 2022, de acordo com novas previsões da Canalys. Embora ainda se espere que as remessas caiam 5% em 2023, o abrandamento do declínio aponta para a estabilização, à medida que regiões como o Oriente Médio, África e América Latina regressam ao crescimento de 9%, 3% e 2%, respectivamente, este ano.
Em todo o ano de 2023, serão vendidos 1,13 bilhão de smartphones, que deverá crescer 4% para atingir 1,17 bilhão de unidades em 2024. O mercado de smartphones deverá embarcar 1,25 bilhão de unidades em 2027, atingindo um CAGR (2023 a 2027) de 2,6%.
“A indústria de smartphones está claramente emergindo de seus dias mais sombrios, mesmo com as remessas permanecendo mais de 20% abaixo do pico de 2017”, afirmou Toby Zhu, analista sênior da Canalys. “A boa notícia é que os consumidores estão valorizando mais seus dispositivos do que nunca, com preços médios de venda agora superiores a US$ 440, contra US$ 332 em 2017. A lucratividade está em alta para os fabricantes de hardware que lançam estrategicamente novos recursos chamativos para cativar os consumidores em um crescimento importante. mercados.”
“A recuperação dos smartphones em 2024 será impulsionada pelos mercados emergentes, onde os dispositivos continuam a ser essenciais para a conectividade, entretenimento e produtividade”, disse Sanyam Chaurasia, analista sénior da Canalys.
“Um em cada três smartphones vendidos em 2024 será comprado na Ásia-Pacífico, contra apenas um em cada cinco em 2017. Esta região também testemunhará um dos crescimentos mais rápidos, de 6% ano após ano, impulsionado pelo ressurgimento da procura na Índia, Sudeste Asiático e Sul da Ásia. À medida que as condições macroeconómicas e a confiança dos consumidores se estabilizarem nestes países, a atualização dos smartphones irá acelerar.
“Os recursos de IA no dispositivo terão impacto limitado na condução de atualizações de smartphones de última geração em 2024”, alertou Runar Bjørhovde, analista da Canalys. “Esperamos que menos de 5% dos smartphones vendidos no próximo ano sejam equipados com chipsets avançados com capacidade de IA que possam executar modelos de IA no dispositivo.
O crescimento dos smartphones premium estagnou, à medida que a procura de substituição nos mercados desenvolvidos, como a Europa Ocidental e os EUA, permanece fraca. Muitos consumidores nestes mercados já atualizaram para dispositivos topo de gama durante a pandemia, quando o dinheiro discricionário era abundante. Um ciclo real de crescimento em dispositivos premium nessas regiões provavelmente não ocorreria até 2024-2025, quando os recursos e casos de uso de IA se tornarem atraentes o suficiente para motivar atualizações.”
“Com a melhoria das condições de negócios em 2024, espera-se que players chineses como Honor, Transsion e Xiaomi se expandam agressivamente fora da Grande China, em vez de jogarem na defesa”, acrescentou Zhu. “Apesar das persistentes incertezas geopolíticas, espera-se que a concorrência aumente, especialmente nos mercados emergentes de elevado crescimento. Ainda assim, o otimismo está crescendo entre os canais, os fornecedores e a cadeia de fornecimento.”