Telecom

Mundo já tem 39 redes 5G SA

Um novo relatório do Dell’Oro Group indica que as receitas do mercado Mobile Core Networks (MCN) e Multi-access Edge Computing (MEC) vão atingir mais de US$ 50 bilhões até 2027 (R$ 256 bilhões). No final de 2022, 39 operadoras móveis tinham lançarado redes 5G SA eMMB comercialmente.

“Espera-se que as receitas do mercado MNC e MEC cresçam a uma CAGR de 2% (2022-2027). Esperamos que o mercado MCN para a região da China atinja a maturidade primeiro – devido ao início precoce das implantações 5G SA – e é projetado para ter -4% CAGR durante o período de previsão”, afirmou Dave Bolan, diretor de pesquisa do Dell’Oro Group . “Projeta-se que o mercado mundial, excluindo a China, tenha um CAGR de 3%. Espera-se que a região da Ásia-Pacífico (APAC) e da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) tenham os CAGRs mais altos durante o período de previsão, à medida que as MNOs aceleram as implantações de redes 5G SA e expandem suas respectivas áreas de cobertura.

“Reliance Jio, China Telecom-Macau e Globe Telecom foram novos MNOs adicionados à lista de 39 MNOs lançando redes 5G SA eMMB no quarto trimestre de 2022. Reliance Jio anunciou um cronograma de implantação muito agressivo para cobrir a maior parte da Índia até o final de 2023. Além disso, a AT&T e a Verizon planejam grandes expansões em sua cobertura 5G SA em 2023, elevando a taxa de crescimento anual projetada para o mercado total de MCN e MEC para 2023 acima de 2022”, acrescentou Bolan.

Ainda segundo o relatório, o segmento MEC do mercado MCN terá o maior CAGR, seguido pelo mercado 5G MCN e o mercado IMS Core. À medida que as redes migram para 5G SA, espera-se que o mercado 4G MCN diminua a uma porcentagem CAGR de dois dígitos.


Botão Voltar ao topo