NEC leva virtualização nativa da nuvem para o OpenRAN
Com a estratégia de ser um dos atores centrais do ecossistema de OpenRAN, a NEC lançou o software Open RAN, nativo de nuvem, que dá suporte à sua plataforma Massive MIMO (mMIMO). A solução estará disponível globalmente a partir do início de 2022, atenta às redes 5G.
Segundo a fornecedora, a introdução de tecnologias de virtualização em várias camadas da rede, do núcleo à RAN, permite o provisionamento de serviços mais rápido e a redução de custos de equipamento, ao mesmo tempo em que encurta os prazos de aquisição. A arquitetura e a operação nativas da nuvem permitem a orquestração e a automação da rede em escala, obtendo, assim, melhor qualidade e confiabilidade do serviço.
O software nativo da nuvem da NEC oferece desempenho com nível de operadoras, escalabilidade de ambientes de nuvem e economia. Para atender aos requisitos de alta velocidade e capacidade do 5G, a solução fornece controle avançado de beamforming totalmente digital sobre as 16 camadas de downlink em sistemas onde o mMIMO é utilizado. Esta implementação oferece transmissão de grande capacidade, bem como controle eficiente e autônomo, dependendo dos requisitos do serviço e das condições de tráfego.
A solução é totalmente compatível com as especificações O-RAN e aproveita o amplo ecossistema de parceiros. Este software de Open RAN, nativo de nuvem, é totalmente conteinerizado e provê flexibilidade para diversos cenários de implantação (local, nuvem privada, nuvem pública), geografias (urbana, periurbana, rural) e casos de uso (consumidor, empresa, governo).
Além desses produtos, a NEC também oferece uma nova solução de RAN Domain Orchestration de sua subsidiária Netcracker. A oferta combina as soluções de orquestração, OSS e funções analytics líderes da Netcracker, com a experiência da NEC em operação e gerenciamento de rede integrados para automatizar totalmente todos os aspectos do domínio RAN. A solução é baseada no OSS (sistema de suporte operacional) digital nativo da nuvem da Netcracker. Ele é executado em qualquer plataforma de nuvem Kubernetes (*2) e é compatível com APIs abertas e padronizadas, permitindo a colaboração com uma variedade de produtos de diferentes fornecedores de Open RAN.
“A NEC foi o primeiro fornecedor do mercado a desenvolver tecnologias de virtualização para redes de comunicação, a comercializar Open Flow (*3), controladores SDN (Software Defined Network – Rede Definida por Software) e NFV (Network Functions Virtualization – Virtualização de Funções de Rede), bem como na oferta de redes centrais virtualizadas. Hoje, ao introduzir a virtualização nativa da nuvem também na RAN, a NEC acelera a migração para redes de próxima geração e contribui para desbloquear todo o potencial do 5G”, afirma Patrick Lopez, VP Global de gestão de produtos 5G da NEC .