Oi e Governo do Mato Grosso assinam contrato para conectividade e segurança cibernética
Conforme o antecipado pelo portal Convergência Digital, a Oi Soluções e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) assinaram contrato de parceria para atender o Governo do Estado de Mato Grosso, levando conectividade, gerenciamento (observabilidade), wi-fi e segurança cibernética a todos órgãos do executivo estadual.
“É uma iniciativa inédita do Governo do Estado de Mato Grosso, que está sendo atendida com a parceria da Oi Soluções e a MTI e que pode ser aplicada a outros governos estaduais e municipais”, acrescentou. Atualmente, os órgãos do executivo são atendidos de forma descentralizada, por meio de diferentes contratos e, a partir da assinatura do contrato, passará a ser coordenado numa visão unificada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A rede óptica fornecida pela Parceria entre a Oi Soluções e a MTI será instalada em 2.300 pontos, 500 a mais do que os já conectados atualmente. Serão interligados mais de 25 órgãos do estado, entre secretarias, autarquias e fundações. A infraestrutura passará a ter conexão wi-fi seguindo as premissas do Marco Civil e LGPD, a segurança será de 100% em toda a rede. A parceria manterá uma equipe de suporte dedicada para atendimento ao governo.
Para a sociedade, a maior contrapartida social oferecida pela parceria será a oferta de wi-fi gratuito em praças de 141 municípios, a serem definidos pelo governo, de acordo com cronograma de implantação da rede. A ideia é que a população possa acessar os serviços públicos inteligentes já disponibilizados pelo governo de Mato Grosso no aplicativo MT Cidadão, entre outras utilidades.
“O projeto vai permitir que os órgãos do governo de Mato Grosso sejam conectados por uma rede única, garantindo a otimização de processos, maior segurança da rede, mais conectividade para a população e redução de custos para o governo”, afirmou o head da Oi Soluções, Marcelo Leite, lembrando que o contrato resultou em uma queda de significativa no valor do Megabit contratado.
A Oi Soluções venceu a disputa no chamamento público Nº 001/2022 conduzido pela MTI, por ter atendido aos critérios técnicos exigidos e com a melhor proposta de valores, atingindo assim a maior pontuação no processo.