Telecom

Oi teve prejuízo de R$ 5,4 bilhões em 2023

Telefonia fixa e TV paga prejudicaram desempenho, enquanto fibra e serviços B2B já representam 72% das receitas.

A Oi terminou 2023 com prejuízo de R$ 5,4 bilhões, valor impactado pela queda de receitas, especialmente do que a empresa considera como serviços legados, como telefonia fixa e TV por assinatura, além das despesas financeiras relacionadas ao endividamento da companhia. 

Aquilo que a Oi considera ‘core’ da operação, os serviços da Oi Fibra e da Oi Soluções, tiveram desempenho melhor. O negócio de fibra, que a empresa pretende vender para abater a dívida, gerou R$ 4,4 bilhões ao longo do ano, o que representa 10,7% de crescimento sobre 2022.

Os serviços empresariais da Oi Soluções movimentaram R$ 2,2 bilhões no ano, um recuo de 2,5% sobre 2022. Como explicou o presidente da empresa ao apresentar os números nesta quinta, 28/3, sse é o cerne do negócio que vai restar para a Oi após a venda da chamada Clientco (a carteira de clientes de fibra) e da participação que ainda detém na V.tal. “A operação remanescente será o B2B”, explicou Mateus Bandeira. 

Segundo o balanço apresentado pela operadora, “contribuíram para deteriorar a estrutura de capital da Companhia, a demora no fechamento das operações de vendas das UPIs; a disputa com outras operadoras em relação ao valor retido na venda da UPI Móvel, que gerou a suspensão da entrada de R$1,7 bilhão; a valorização do dólar frente ao real; além da queda da atividade econômica no período pós-pandemia, o aprofundamento da crise estrutural no segmento de telefonia fixa e um cenário competitivo mais desafiador na banda larga, em um contexto de manutenção de taxas de juros altas combinado ao maior endividamento das famílias com efeitos no take-up e churn da indústria”.

Como resultado, a receita líquida da Oi somou R$ 9,7 bilhões no ano (e R$ 2,3 bi no quarto trimestre), o que significa um recuo de 22,9% sobre os R$ 12,6 bilhões de 2022. 


A direção da empresa destacou que as receitas “core”, fibra e B2B, representaram 72% do total. No fim de 2023, a Oi (via V.tal) tinha 4 milhões de clientes de fibra, com receita média mensal por cliente de R$ 91. No B2B, a Oi ressaltou crescimentos importantes em nuvem (87%) e em serviços de segurança cibernética (23%). 

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