Oi vê tensão competitiva na banda larga e troca combo velocidade e preço por escutar o cliente
O mercado de banda larga fixa vive uma tensão competitiva com a migração de tecnologia – o cabo perdendo vez para a fibra óptica- e há concorrentes praticando preços agressivos demais, o que é ruim para todo mundo, adverte o diretor de Varejo e Empresarial da Oi, Rogério Takayanagi. Para ele, o combo de preço baixo e velocidade alta não traz a conveniência desejada pelo cliente na banda larga fixa, pelo menos, no ponto de vista estratégico da Oi.
“O que adianta fazer o cliente comprar um pacote de 1 Giga se ele não vai desfrutar nem da metade dessa velocidade porque seus equipamentos não suportam? Nossas velocidades já estão maiores do que as ofertadas em países do primeiro mundo. A Oi tem as velocidades maiores. Tem 1 Giga. Estamos nessa disputa. Mas se velocidade e preço baixo atraem o cliente num primeiro momento, hoje não fideliza mais. o usuário exige serviço de qualidade. Quer a rede funcionando e muito bem”, destaca Takayanagi, em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital.
Takayanagi admite que a consolidação já começou e vai persistir no mercado de banda larga fixa porque o capital está muito mais caro. “Está complexo para os grandes e os pequenos estão com dificuldades enormes para crescer por falta de capital e o mercado está sendo muito cauteloso nas aquisições”, diz o executivo. Se a fibra óptica é o coração da nova Oi na banda larga fixa, a operadora reviu todos os seus processos. O resultado foi uma guinada. Ao não priorizar apenas o combo com preço baixo e velocidades altas, a operadora mais que falar com o cliente, quer escutar o cliente.
“Essa é uma virada na forma de pensar no mercado de telecomunicações. O cliente tem de ser ouvido. Ele sabe o que quer. Ele tem de ser escutado. E o setor pouco escuta o cliente. O produto não é mais o centro das ações. Produto, velocidade e preço são importantes? São, mas não são o centro. Temos de ter produtos que o cliente use; possa pagar e permaneça na carteira”, detalha Takayanagi.
O diretor da Oi lamenta ainda a ação dos rivais. A concorrência é saudável e real no segmento de fibra óptica, mas ele reclama de os concorrentes usarem a Recuperação Judicial para fazer o ‘rouba monte’, ou seja, o churn de clientes, com notícias falsas sobre a real situação da Oi. “Nós mudamos muito a nossa forma de atuar. Estamos fortes no mercado. Criamos modelos ágeis para atender ao mercado. A conveniência do cliente é que importa. Esse mercado está em uma maturidade. A maior parte das casas que pode pagar pela fibra já tem o serviço. O cliente que paga exige mais. Quer ter a rede funcionando. Quer ter o sinal disponível na sua casa ou escritório”, reafirma Takayanagi.
Mudança de portfólio
Na revisão de estratégia, surge o novo posicionamento comercial da Oi, que renovou o seu portfólio de fibra óptica, que já alcançou 4,4 milhões de acessos em todo o país. Aqui a prática de ir além das altíssimas velocidades e de preços competitivos. O centro da campanha é gerar valor ao cliente. Como parte da sua estratégia, a Oi criou planos para diferentes perfis de consumo:
– Varejo
Oi Fibra Start: Este Produto foi criado para atender o cliente que busca uma conexão de internet de confiança e com a qualidade a partir de uma experiência de fibra de verdade. Trata-se de um plano com velocidade de 100 Mega, que permite acesso aos mais diversos conteúdos de redes sociais, lazer ou trabalho, sem interrupções, propõe uma interação digital em toda a cadeia de relacionamento, pelo baixo custo, R$ 79,90/mês e com desconto para pagamento no cartão de crédito.
Oi Fibra: É o carro chefe da Oi, pois foi desenvolvido especialmente para proporcionar a melhor experiência de internet para toda a família, permitindo que todos se conectem simultaneamente e naveguem à vontade com uma conexão estável e de alta velocidade, seja para jogar, trabalhar ou maratonar filmes e séries. O plano está disponível em três versões, dependendo da localidade do cliente: 400 Mega a partir de R$99,90/mês*, 500 Mega por R$ 109,90/mês e 1 Giga por 199,90/mês.
Oi Fibra X: Destinado aos clientes que desejam eliminar pontos em que o sinal Wi-Fi chega fraco ou que não chega, esse plano oferece internet com fibra de 700 Mega de velocidade e cobertura Wi-Fi ampliada. Já vem com dois pontos Wi-Fi 5 e é possível personalizar com até mais dois pontos Wi-Fi 5. Esses pontos garantem uma maior cobertura e potência do sinal. Ao contrário dos repetidores comuns que distribuem a internet com pouco ou nenhuma qualidade para cada dispositivo e que exigem troca de rede manual quando você anda pela casa, eles formam uma rede inteligente e única. E esse plano ainda conta com Oi Expert Care. Com esse serviço, o cliente tem atendimento e suporte diferenciados, incluindo gerenciamento proativo de rede para corrigir eventuais falhas antes mesmo que ele perceba e assistência tecnológica para ajudar a usar e configurar Smart TVs, impressoras, computadores, entre outros. O plano Oi Fibra X 700 Mega com 2 pontos Wi-Fi 5 custa R$ 169,90/mês e cada ponto extra custa R$ 40/mês. Disponível em algumas cidades.
Oi Fibra X Premium: Foi criado para os clientes mais exigentes, que desejam ter a melhor experiência com internet dentro de casa e valorizam exclusividade. Esse plano conta com internet por fibra com 1 Giga de velocidade e uma solução inovadora que proporciona a máxima velocidade e performance Wi-Fi graças a fibra invisível que conecta um ponto Wi-Fi ao outro, sem interferir na decoração da casa ou precisar de obra. Já vem com dois pontos Wi-FI 6 FTTR e possibilita o cliente personalizar com até mais quatorze pontos Wi-Fi 6 FTTR para ter a cobertura Wi-Fi que deseja, na casa toda ou ampliar para cômodos específicos. A tecnologia FTTR (Fiber to the room), criação da Huawei, é exclusiva da Oi na América Latina. E esse plano ainda conta com Oi Expert Care, serviço em que o cliente tem atendimento e suporte diferenciados, incluindo gerenciamento proativo de rede para corrigir eventuais falhas antes mesmo que ele perceba e assistência tecnológica para ajudar a usar e configurar Smart TVs, impressoras, computadores e muito mais. Oi Fibra X Premium 1 Giga com 2 pontos Wi-Fi 6 FTTR custa R$ 249,90/mês e cada ponto extra Wi-Fi 6 FTTR custa R$ 40/mês. Disponível em algumas cidades.
– Empresarial
Oi Fibra Negócio: O plano é voltado para empreendedores que buscam uma internet com plano de voz com a alta qualidade da Oi Fibra e com soluções que impulsionem seus negócios. Oferece alta velocidade de conexão e ainda a parceria com a PagSeguro, que permite que o cliente receba valores das suas vendas online ou com as maquininhas de cartão direto na conta digital grátis PagBank, com taxas diferenciadas. O Oi Fibra Negócio está disponível em três velocidades: 400 Mega (R$ 120), 600 Mega (R$ 130) e 1 Giga (R$ 200). O empresário pode ainda adicionar um telefone fixo na categoria VoIP, por mais R$ 29,90/mês.
Oi Fibra + Negócio: Desenvolvido para microempresas que necessitam de alta estabilidade, velocidade e segurança na conexão. Além de um serviço de internet e voz, tem parcerias que impulsionam os negócios do cliente. O plano oferece o acesso a diversos conteúdos como notícias, livros e entretenimento, o serviço de atendimento exclusivo da companhia Oi Expert Presencial, a parceria com a PagSeguro, e ainda um ponto deWi-Fi Mesh adicional, para ampliar a cobertura do serviço. O Oi Fibra Mais Negócio está disponível em duas velocidades: 700 Mega (R$ 170), e 1 Giga (R$ 250), com a possibilidade de incluir um telefone fixo na categoria VoIP, por mais R$ 29,90/mês.
Oi Fibra Dedicado: Solução de internet para empresas de pequeno porte com alto nível de desempenho e performance por seu Protocolo de Internet (IP) exclusivo, com garantia de banda para navegação na velocidade contratada. A oferta também disponibiliza até seis IPs fixos e grande agilidade no serviço de atendimento. O plano está disponível em diversas velocidades para atender diferentes perfis de clientes, com valores específicos para cada uma delas. O cliente ainda pode adicionar o serviço de voz Cloud Voip, que oferece chamadas seguras, serviços inteligentes e sala de reunião para até 25 participantes, com até dez linhas, por mais R$ 200/mês.