Telecom

Open RAN cresce com Samsung, Fujitsu, NEC e Mavenir

O Open RAN continua avançando e acelerando em um ritmo mais rápido do que o esperado, mas ainda é um mercado restrito, segundo um novo relatório do Dell’Oro Group. Movimentos regionais que moldaram o mercado de Open RAN no primeiro semestre de 2022 se estenderam até o terceiro trimestre, impulsionando as receitas de Open RAN para mais do que o dobro em relação ao ano anterior.

Segundo o relatório, os 4 principais fornecedores de receita de Open RAN para o período 1T22-3T22 incluem Samsung, Fujitsu, NEC e Mavenir. Até agora, a ascensão do Open RAN teve um impacto limitado na concentração mais ampla do mercado de RAN (proprietário e Open RAN). Os dados contidos no relatório sugerem que a participação coletiva de RAN dos 5 principais fornecedores de RAN (Huawei, Ericsson, Nokia, ZTE e Samsung) diminuiu menos de um ponto percentual entre 2021 e 1T22-3T22.

Os testes estão aumentando globalmente, no entanto, as regiões da América do Norte e da Ásia-Pacífico ainda dominam o mix de receita comercial no período 1T22-3T22, respondendo por mais de 95% do mercado. Mais de 80% do crescimento acumulado no ano é impulsionado pela região da América do Norte, apoiado por implantações de macro MIMO não massivo e MIMO massivo em grande escala.

As projeções de curto prazo foram revisadas para cima para refletir a linha de base mais alta – a RAN aberta agora representa de 6% a 10% do mercado de RAN em 2023. As taxas de crescimento da RAN aberta, no entanto, devem desacelerar no próximo ano, refletindo a probabilidade que a soma de novas implantações brownfield será capaz de compensar as comparações mais desafiadoras com os primeiros adotantes.

Botão Voltar ao topo