Telecom

OpenRoaming ganha segunda versão e será usado no serviço Orion do Google

A Wireless Broadband Association (WBA) lançou a segunda versão de seus protocolos OpenRoaming, adicionando qualidade mínima de conectividade a um conjunto de requisitos projetados para facilitar o acesso dos usuários nas redes Wi-Fi públicas. A entidade informa ainda que a primeira implantação será no serviço Orion Wi-Fi do Google, que fornece plataforma pública para a venda de capacidade e acesso às teles móveis.

O software padrão original da OpenRoaming foi lançado em 2019 e desde então tem sido apoiado por uma série de operadoras, como AT&T e Deutsche Telekom, além de fornecedores como Samsung e Cisco.

O OpenRoaming foi projetado para “preencher a lacuna” entre o celular e o Wi-Fi, permitindo um acesso mais  seguro à rede para os usuários, sem a necessidade de se registrar novamente e fazer login em redes diferentes.

O OpenWiFI surgiu como contraponto ao Open RAN. O OpenWifi repensa as redes Wi-Fi para reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e promover a inovação para as redes sem fio a partir de uma nova arquitetura e desagregação.

“O Wi-Fi aberto começou com a promessa de desagregar a tecnologia associada aos serviços gerenciados de Wi-Fi. Parte do cumprimento dessa promessa é oferecer uma experiência Wi-Fi premium a partir do uso código aberto, com qualidade pelo ecossistema”, explica Chris Busch, copresidente do grupo TIP Open Converged Wireless.


Botão Voltar ao topo