Telecom

Operadora alemã insiste e terá Open RAN para o 5G

A operadora alemã 1&1 anunciou que o open RAN está funcionando em todo o país em sua rede 5G, feito alcançado em parceria com a Rakuten Symphony e o fornecedor Mavenir.A rede RAN aberta está sendo usada para fornecer serviços de banda larga móvel. Clientes ainda sem cobertura são transferidos automaticamente para a Telefónica e também serão para a Vodafone Alemanha em 2024. “É um marco importante na nossa história”, diz Ralph Dommermuth, CEO da 1&1.

Depois de garantir o espectro 5G para se tornar o quarto operador da Alemanha em 2019, o caminho da 1&1 para o lançamento de um serviço móvel comercial não tem sido isento de desafios.

A tele declarou em setembro de 2022 que ficaria aquém da meta provisória do regulador alemão de implantar 1.000 locais 5G até o final daquele ano devido a problemas com fornecedores, adiando o cronograma para meados de 2023. E a promessa não será cumprida, já que apenas algumas centenas de antenas estão 100% operacionais.

O Open RAN ganhou impulso na Europa, com o Grupo Vodafone, em outubro, anunciando pilotos com a tecnologia na Itália e na Romênia. E nos Estados Unidos, a AT&T trocou a Nokia pela Ericsson para ter Open RAN por US$ 14 bilhões.


Botão Voltar ao topo