Telecom

Pedidos de antenas digitais crescem 150% com tradução para línguas indígenas

Vídeo tutorial em língua munduruku despertou adesão ao programa de distribuição de kits de parabólicas no Pará.

A tradução de materiais informativos para línguas indígenas impulsionou a adesão ao programa Brasil Antenado em municípios da região Norte. Em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, as solicitações pela instalação gratuita de antenas parabólicas digitais cresceram mais de 150% após a divulgação de um vídeo tutorial em língua munduruku.

A iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação inclusiva do programa, política pública coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). O objetivo é ampliar o acesso de populações indígenas a serviços de televisão aberta via satélite em regiões onde o sinal é inexistente ou limitado.

No município de Jacareacanga, onde 59% da população se declara indígena, segundo o IBGE, a EAF identificou que a barreira linguística dificultava o acesso das famílias ao benefício. As instalações dos equipamentos começaram em 6 de outubro de 2025, e o vídeo traduzido passou a ser divulgado em 10 de novembro. Quatro semanas depois, os pedidos pela nova parabólica registraram aumento de 150%.

O resultado foi observado durante a Fase A do Brasil Antenado, encerrada em dezembro de 2025, e reforçou a avaliação de que a adaptação territorial da comunicação é decisiva para a efetividade da política pública. A partir dessa experiência, a estratégia passou a ser replicada em outras localidades com alta concentração de população indígena.

Uma das novas ações ocorre em Uiramutã, em Roraima, município com a maior proporção de população indígena do país, cerca de 95% dos habitantes, também de acordo com o IBGE. Nessa etapa, o material informativo foi traduzido para as línguas macuxi e ingarikó. Aproximadamente 2,2 mil famílias do município podem solicitar gratuitamente a instalação da antena digital até 13 de março de 2026.


O programa Brasil Antenado distribui e instala kits de antena parabólica digital para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo acesso a mais de 100 canais de TV aberta com qualidade digital de som e imagem. A iniciativa foi instituída pela Portaria nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e prevê atendimento a 323 municípios em 16 estados até junho de 2026.

A execução ocorre em etapas. A Fase A, realizada entre julho e dezembro de 2025, contemplou 77 municípios em seis estados e mais de 220 mil famílias aptas. A Fase B, em andamento até março de 2026, abrange 138 municípios em cinco estados, com cerca de 229 mil famílias elegíveis. Já a Fase C, prevista para janeiro a junho de 2026, deverá alcançar 108 cidades em oito estados, somando mais de 222 mil famílias aptas ao benefício.

As famílias elegíveis podem solicitar a instalação gratuita do equipamento pelo site do programa ou pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404.

Botão Voltar ao topo