Telecom

Pequenos provedores: mais que promessas, dinheiro tem de ser real

Abranet lembra que expectativa de uso do FUST ainda não chegou aos PPPs

Representantes de prestadores de pequeno porte compareceram em peso ao lançamento do programa Acessa Crédito Telecom, realizado nesta terça, 24/9, no Ministério das Comunicações. Mas se o consenso é de que a medida que promete financiamentos para pequenos provedores é mais do que bem vinda, também ressalva que é preciso ver efetividade na promessa.

“A expectativa é que os PPPs, a partir de agora, tenham uma nova oportunidade. Quando tivemos o lançamento do FUST, em 2023, poucas empresas conseguiram alcançar os recursos. Hoje apenas seis grandes conseguiram. Já os pequenos, que estão nas áreas de menor densidade de conectividade, não conseguira esse acesso”, afirma o vice presidente da Abranet, Jesaias Arruda.

Segundo o Ministério das Comunicações, uma linha de US$ 100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento vai ser incorporada ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, será aberta a instituições financeiras para além do BNDES e poderá servir como fundo garantidor, maior desafio dos PPPs.

“O que vem é uma abertura de que o dinheiro seja emprestado não apenas pelo BNDES, mas bancos regionais, que conhecem a realidade do mercado local. A expectativa é grande porque o país ainda tem 19% do território sem nenhum tipo de conectividade. Temos muito a fazer. Se realmente vingar, teremos um futuro capaz de acelerar a essa conectividade”, completou Arruda.


Botão Voltar ao topo