Telecom

Receitas com redes privadas em 5G vão superar US$ 1 bilhão em 2027

As receitas com redes sem fio privadas permanecem pequenas em relação ao total investimentos em RAN, mas o crescimento ano a ano está aumentando, segundo aponta um novo relatório do  Dell’Oro Group. 

Leituras preliminares sugerem que as receitas totais de RAN sem fio privadas, incluindo células macro e pequenas de área ampla privada tradicional, aumentaram cerca de 60% ano a ano no segundo trimestre de 2023. Esse crescimento foi sustentado por tendências positivas de fornecedores RAN estabelecidos e menores.

As receitas totais de RAN sem fio privadas devem crescer a um CAGR de 24% entre 2022 e 2027, enquanto as receitas de RAN públicas devem cair a um CAGR de 2% no mesmo período. As conexões privadas representam uma grande oportunidade, mas levará tempo para que tenha impacto no mercado público mais amplo de RAN. 

O mix de tecnologia subjacente também não mudou. O 5G está dominando na China, enquanto o LTE está atualmente dominando fora da China. As receitas 5G RAN privadas são projetadas para exceder US$ 1 bilhão até 2027.

“Há um período inicial de exagero e antecipação que resulta em uma incompatibilidade entre as expectativas e a realidade”, disse Stefan Pongratz, vice-presidente do Dell’Oro Group. “Depois de vários ajustes, a indústria agora está aceitando o fato de que o wireless privado é uma maratona, não uma corrida.”

Com fornecedores e operadoras ajustando expectativas de curto prazo, a indústria agora está mais alinhada e em melhor posição para atender a esses objetivos de crescimento revisados. Os resultados do segundo trimestre indicam que o mercado sem fio privado está se movendo na direção certa, avalia a consultoria. Os principais fornecedores de infraestrutura de redes privadas sem fio são Huawei, Nokia, Ericsson e Samsung. 


Botão Voltar ao topo