Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19
Com dependência mais intensa da internet no período de isolamento social, cresceram também as queixas com relação ao serviço. A banda larga puxou o aumento das reclamações da Anatel no primeiro semestre de 2020, com alta de 40% sobre o semestre anterior.
As broncas contra as empresas na prestação do serviço de acesso à internet somaram 393,8 mil registros na agência, contra 281,8 mil do período de julho a dezembro de 2019. Em números absolutos, as reclamações contra a telefonia móvel pós paga foram mais volumosas, 497,1 mil (queda de 2,6% sobre o semestre anterior), mas em universos distintos: são 34 milhões de acessos fixos à internet contra 110 milhões de celulares pós pagos ativos.
Segundo a Anatel, “em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento”.
O reclame foi generalizado entre as maiores operadoras, mas em dimensões distintas. A maior empresa de banda larga fixa do país, a Claro, viu as queixas dobrarem de tamanho (131,9 mil contra 69,1 mil, ou 98,8%). Nos provedores menores, a visão agregada indica que a queixa também cresceu forte (+83,6%). E mesmo Vivo (+16,8%), Oi (+5,3%) e TIM (+33%) registraram crescimento.
Depois da banda larga, a telefonia móvel pós paga foi o serviço com maior crescimento nas reclamações junto à Anatel no primeiro semestre. O aumento foi de 20%, para 227,8 mil queixas. Segundo a agência, “entre os motivos desse aumento estão bloqueio ou suspensão indevidas do serviço e cancelamento indevido. Em diferentes intensidades, todas as grandes prestadoras apresentaram aumento de reclamações na modalidade pré-paga da telefonia móvel”.
Já nos demais serviços, ocorreu queda no volume de reclamações. A telefonia móvel pós-paga continua sendo o serviço mais reclamado, com 497 mil queixas no primeiro semestre de 2020, mas o número é 2,6% inferior que o do segundo semestre de 2019. A telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020 e a TV por assinatura, 154 mil. Em relação ao semestre anterior, estes serviços tiveram queda, respectivamente, de 9% e 10% no volume de reclamações.