Reclamações contra telecom caem 22,5% em setembro
O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 22,5% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. Em setembro de 2022 foram registradas 133.367 queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas em setembro do ano anterior.
Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 19,9% nas reclamações relacionadas à telefonia móvel. O serviço foi o que registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385. Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% em relação a setembro de 2021 e as reclamações de usuários de banda larga fixa registraram queda de 15,9%.
O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%.