Telecom

Reclamações contra telemarketing crescem 76% até abril

De janeiro a abril de 2020 para o mesmo período deste ano, as reclamações registradas no cadastro “Não Me Ligue” do Procon-SP aumentaram 76%. Segundo o balanço, foram 26.223 nos quatro primeiros meses de 2021, contra 14.864 demandas no mesmo período do ano passado.

O setor que mais gerou questionamento dos consumidores nos quatro primeiros meses de 2021 foi oferta de empréstimo ou crédito consignado, com quase 12 mil reclamações. E apesar de também contar com um sistema próprio de bloqueio de telemarketing, o setor de telecomunicações aparece em quatro dos nove temas mais reclamados.

Até abril deste ano, os consumidores reclamaram de ofertas ou cobranças de internet fixa ou móvel (2.586 reclamações), consultas médicas e odontológicas sem convênio (2.286 reclamações), serviços e planos funerários (1.805), abertura de contas e investimentos em bancos (1.598), convênios médicos e odontológicos (1.418), tv por assinatura (1.038), telefonia móvel (501), telefonia fixa (463), e 2.559 demandas de outros assuntos.

“É muito importante que o consumidor saiba que tem poder para agir contra essa prática. Ele deve acessar o site do Procon-SP e fazer o cadastro de sua linha telefônica bloqueando esse tipo de chamada e, caso alguma empresa desrespeite sua escolha, basta fazer uma denúncia para que nós possamos aplicar punições”, explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

* Com informações do Procon-SP


Botão Voltar ao topo