Rede da Oi não tem o direito de falhar
Se a transformação digital é o jargão do momento nas operadoras de telecomunicações, a Oi sustenta que aplica esse conceito há pelo menos três anos, com uso cada vez mais intenso de ferramentas de Big Data e aplicativos que, garante a empresa, melhoram a eficiência operacional.
“A gente está falando de quatro coisas fundamentais: transformação digital, eficiência operacional, convergência de produtos e capacidade de tráfego de dados. A transformação digital é a base, é o meio para proporcionar ao cliente uma melhor experiência de uso e à Oi uma melhor eficiência operacional, e com isso a gente cria um ciclo virtuoso”, diz o diretor de operações da tele, José Claudio Moreira Gonçalves, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.
Segundo ele, o resultado é uma rede resiliente da empresa nacional que não pode parar. “Rede da Oi é 100% confiável. Operamos em mais de 5,4 mil municípios, 240 mil equipamentos, 345 mil km de fibras ópticas. Somos a única empresa que está no Brasil inteiro e não temos o direito de falhar.”
Aplicativos
Em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 03/05, a Oi anunciou mais dois aplicativos para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. O primeiro deles é o Técnico Digital, um aplicativo que pode ser baixado das lojas de aplicativos ou dentro do Minha Oi, plataforma digital da empresa que já conta com 8 milhões de usuários.
Com o Técnico Digital, o usuário poderá resolver uma série de problemas em seus serviços de telefonia fixa e banda larga fixa sem ter que recorrer ao call center, ganhando tempo e agilidade. A expectativa é de que um milhão de usuários estejam utilizando o novo app até o final do ano. Hoje são 150 mil clientes e 3 mil download/dia.
De acordo com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval, diretor de Operações da Oi, o Técnico Virtual é capaz de resolver 40% das demandas do cliente, o que contribui para melhor a sua experiência de uso do serviço. “As demais demandas são aquelas que exige a presença de um técnico na casa do cliente ou na rua, por um problema de rede interna, rompimento de fibra, defeito em uma caixa externa, etc.”, disse ele.
O segundo aplicativo é voltado para os técnicos da companhia e foi batizado de Ativação Digital e é voltado para o mercado corporativo. No piloto na Bahia, o tempo de ativação de circuitos caiu de duas horas para cinco minutos. “Esse é um app para o técnico e para acelerar a oferta corporativa”, detalha o diretor de Operações. Assistam a entrevista com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval.