Telecom

Reino Unido: Governo adverte sobre fim das redes 3G

Três das quatro operadoras do Reino Unido já indicaram cronogramas para o fim dos serviços 3G, sendo a Virgin Media O2 a exceção. A Vodafone UK está programada para iniciar um desligamento gradual ainda este mês, com a EE e a 3 UK da BT definidas para seguir o exemplo em 2024. E há uma grande preocupação por parte do órgão regulador do país, a Ofcom, com o atendimento ao consumidor. A agência exige que as teles sejam transparentes e avisem aos usuários sobre os dispositivos que deixarão de ser suportados com o fim da rede 3G.

Em nome do consumidor, a Ofcom determinou às teles uma série de medidas. Entre elass é que não deve acontecer a redução na cobertura móvel por meio da atualização de sites para tecnologias mais recentes. Também foi pedido que as teles incluam notificações do fim do suporte do dispositivo nos resumos dos contratos.

Os consumidores que tiverem de trocar de celular por conta do fim da rede 3G terão de ser avisados com pelo menos seis e três meses de antecedência e de forma clara e por meio de vários canais de comunicação. A agência alerta ainda que, clientes vulneráveis podem precisar de suporte adicional, o que significa a oferta de descontos em dispositivos de substituição.

Para usuários de outros dispositivos, por exemplo, terminais de pagamento e alarmes de teleassistência, a Ofcom disse que deveria haver um período de aviso mais longo. “Esperamos que os provedores móveis façam todos os esforços para identificar esses serviços, ajudando a aumentar a conscientização para que os fornecedores relevantes tenham tempo suficiente para atualizar seus dispositivos e os consumidores não percam o acesso a serviços vitais”, acrescentou.


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