Telecom

Sangria de assinantes segue no mercado de TV paga

A base de TV paga segue sangrando no Brasil. Em setembro, de acordo com dados divulgados pela Anatel, foram 12,7 milhões padrão e 1,8 milhão, de livre via satélite. Segundo os dados, satélite responde por 57,4% dos acessos ativos; o cabo coaxial por 33,4% e a fibra óptica, ainda incipiente, por apenas 9,1%.

No ranking nacional, a Claro segue líder absoluta com 43,2% de market share, ou 6,23 milhões de assinantes, mas registra uma queda de 15,2% na base de assinantes nos últimos 12 meses. Em segundo lugar, a Sky com 4,08 milhões de acessos ativos. Em terceiro lugar ainda desponta a Oi com 2,72 milhões de acessos ativos e em quarto lugar aparece a Vivo com 6,9%, ou 1 milhão de assinantes.

Vale lembrar que, em setembro, a Justiça chancelou a venda da operação de TV por assinatura via satélite, DTH, da Oi para a SKY, em negócio estimado em R$ 786 milhões. Foi a única proposta apresentada. A SKY é a segunda maior operadora de TV paga do país, com 4,1 milhões de assinantes, mas os acessos da Oi ainda não foram contabilizados à Sky. A Anatel não contabiliza os dados de streaming, por ser considerado um serviço de valor adicionado e fora da regulação da agência.

*Com dados da Anatel


Botão Voltar ao topo