Telecom

Small Cell Forum defende padrão global para redes RAN

O Small Cell Forum propôs o uso de uma estrutura global para as redes RAN, como forma de dar mais flexibilidade econômica ao novo modelo de infraestrutura. Para a entidade, as arquiteturas de small cell RAN abertas fazem sentido para as áreas rurais e urbanas densas, além dos ambientes internos, como shoppings e prédios.

O objetivo é criar especificações técnicas comuns, a partir das definições feitas pelas operadoras no Reino Unido e pela OnGo Alliance, dos Estados Unidos. “A combinação de diferentes modelos de compartilhamento apresenta complexidade para o provedor de hospedagem neutro e, portanto, abordagens harmonizadas são desejáveis”, afirmou o CEO do Small Cell Forum, Julius Robson.

Segundo ele, a iniciativa prevê a combinação das ‘qualidades’ do DAS e das small cells com às do RAN aberto, desagregação e virtualização. Cellnex Telecom, Crown Castle, Colt Technologies, Dense Air, American Tower, BT, Freshwave Group, Wireless Infrastructure Group, Extanet Systems, CommScope e JMA Wireless contribuíram para a proposta apresentada pelo Small Cell Forum.

Piercarlo Giannattasio, diretor da Cellnex, explicou que a padronização proposta combina “a operação de elementos passivos e ativos como equipamentos de transmissão, links de rádio e fibra para a torre” e tem tudo para ser uma “oportunidade para nossa empresa de evoluir para um modelo integrado de gestão de infraestrutura de telecomunicações ”. 


Botão Voltar ao topo