Telecom

Tele da Arábia Saudita compra 9,9% da Telefônica, dona da Vivo no Brasil

O grupo de telecomunicações stc da Arábia Saudita adquiriu uma participação de 9,9% na espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil, por 2,1 bilhões de euros (R$ 11 bilhões) e é agora o maior acionista da empresa de telecomunicações espanhola.

No entanto, afirma que não tem intenção de garantir o controle ou uma participação maioritária, mas sim ver a medida como “uma oportunidade de investimento convincente”.

Comentando a transação, Mohammed K.A. Al Faisal, presidente do Grupo stc, disse: “A Telefónica e o Grupo stc compartilham muitas semelhanças, com uma visão de usar a tecnologia para conectar as pessoas e uma estratégia para impulsionar o crescimento. Este investimento significativo e de longo prazo do Grupo stc é uma continuação da nossa estratégia de crescimento, à medida que investimos em setores vitais de tecnologia e infraestrutura digital em mercados promissores em todo o mundo”.

Olayan Alwetaid, CEO do Grupo stc, acrescentou: “Nosso investimento na Telefónica demonstra nossa confiança na liderança da Telefónica, em sua estratégia e em sua capacidade de criar valor. Como partes interessadas solidárias e de longo prazo, estamos empenhados em fortalecer a nossa parceria.

“Não pretendemos adquirir o controlo ou uma participação maioritária, mas vemos isto como uma oportunidade de investimento convincente para utilizar o nosso forte balanço, mantendo ao mesmo tempo a nossa política de dividendos”.


O Stc Group afirma que a sua estratégia de crescimento resultou numa série de investimentos no sector da Informação, Comunicação e Tecnologia na Arábia Saudita e a nível mundial, sendo o mais recente a aquisição pela Tawal – subsidiária do stc Group – dos activos de torres de telecomunicações do United Group em Bulgária, Croácia e Eslovénia.

Botão Voltar ao topo