Telecom

Telebras monta força-tarefa para levar telefonia e Internet ao Rio Grande do Sul

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, determinou ao presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, o envio de antenas emergenciais para auxiliar as equipes de resgate no atendimento aos moradores ilhados no Rio Grande do Sul, por conta das fortes chuvas que atingiram o estado.

“Isso é fundamental para que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todos os demais profissionais possam atuar com mais informações nos locais isolados. Se necessário, inclusive, os resgatados podem utilizar esses equipamentos para se comunicar com os seus entes queridos neste momento tão necessário. A nossa expectativa, junto com a Telebras, é que os equipamentos comecem a ser instalados ainda hoje”, disse Juscelino.

Os 14 terminais satelitais transportáveis (T3SAT) para conexão banda larga via satélite foram entregues nesta quinta-feira (2) para o Comando Militar do Sul e à Defesa Civil estadual.

Dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informam que a TIM não está funcionando em 86 municípios; a Vivo em 52 municípios e a Claro em 42 municípios. Como medida de urgência  e para reduzir os problemas de conectividade da população, as três operadoras Claro, TIM e Vivo liberaram o roaming entre si. Ou seja, clientes de uma poderão utilizar a rede da outra, automaticamente, pois há setores onde um dos sinais ainda se sustenta.

Profissionais da Telebras e da Defesa Civil estadual estão avaliando as rotas de acesso às localidades mais atingidas nas cidades de Santa Maria, Lajeado e Estrela, que se encontram com acesso interrompido, devido a alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos ou outras consequências das chuvas e da cheia de rios.


As consequências das fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (24) já causaram ao menos 14 mortes. Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã de hoje (2), ao menos 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 44,6 mil pessoas já foram de alguma forma afetadas em todo o estado.

Botão Voltar ao topo