Telecom como plataforma vai crescer 190% em cinco anos

Um novo estudo da Juniper Research aponta que a receita do tráfego de CPaaS, que usa APIs de para serviços de comunicações como plataformas, incluindo RCS, vídeo e mídia social, crescerá 190% nos próximos cinco anos, a partir dos US$ 3,4 bilhões em 2023.
À medida que o preço das mensagens empresariais SMS continua a subir, o estudo prevê que mais empresas serão forçadas a explorar canais alternativos para campanhas de marketing e interacções com os clientes, a fim de reduzir custos.
Por outro lado, a Apple começará a oferecer suporte para mensagens comerciais RCS este ano, criando uma alternativa altamente valiosa ao SMS para empresas. Até 2028, espera-se que as mensagens comerciais RCS entregues por plataformas CPaaS em todo o mundo atinjam 86 bilhões; quando em 20224, esse montante será de 2,5 bilhões.
Para capitalizar o crescimento das mensagens “rich media”, o estudo defende que as plataformas CPaaS invistam em ferramentas de gestão de campanhas que permitam aos seus clientes maximizar o seu verdadeiro potencial. E identifica a IA conversacional como um serviço altamente desejado pelas empresas, devido à facilidade de implantação em sistemas de negócios existentes.
“A IA conversacional fornecerá um benefício imediato aos usuários corporativos de CPaaS. Os desenvolvedores terceirizados permitirão que as empresas lancem serviços de chatbot em canais como RCS, que utilizam grandes modelos de linguagem. Para maximizar a adoção, as plataformas CPaaS devem oferecer soluções front-end que permitam às empresas gerir diretamente as suas implementações de IA”, completa o levantamento.