Telecom

Telecom Italia autoriza TIM a fazer oferta para comprar Nextel

O Conselho de Administração da Telecom Italia decidiu ir adiante e fazer uma oferta não vinculante pela Nextel no Brasil, a ser apresentada pela TIM, segundo revelado pela agência Reuters nesta sexta, 9/11. Há dois meses, o movimento já fora defendido junto ao Conselho pelo presidente da empresa italiana, Amos Genish.

A Nextel tem pouco mais de 3 milhões de clientes no Brasil, mas seus principais ativos são nacos das faixa de 800 MHz e 1,8 GHz. A empresa está abertamente à procura de um comprador, como voltou a reconhecer na véspera, ao divulgar seus resultados financeiros no trimestre.

“Estamos considerando alternativas estratégicas com terceiros em relação à Nextel Brasil”, admitiu, mais uma vez, o diretor financeiro Dan Freiman, da NII Holdings, que detém 70% da operação brasileira.

O negócio foi facilitado com a decisão da Anatel, que no início deste novembro aprovou uma mudança nas regras que permite às operadoras móveis que atuam no país ampliar a quantidade de espectro de radiofrequência em poder de cada uma. Medida que facilita uma maior concentração no mercado nacional.

Na teleconferência de resultados do terceiro trimestre, o o presidente da TIM Brasil, Sami Foguel, foi bastante cauteloso ao tratar do tema. A TIM preferiu concentrar os esforços no refarming da faixa de 2,1GHz.


Botão Voltar ao topo