Telecom

Telefônica vai usar rede da AT&T para brigar com dona da Claro no México

A gigante espanhola de telecomunicações Telefónica fechou um acordo para usar parte da infraestrutura da rival americana AT&T no México, em um movimento que segundo analistas posicionaria melhor as empresas para competir com a América Móvil, do bilionário Carlos Slim. 

Pelo anunciado, a Telefónica usará o rede sem fio da AT&T no atacado para última milha. Após um período de transição de três anos, a operadora prevê qye terá uma economia equivalente a R$ 1 bilhão por ano, além de uma redução na dívida líquida superior a R$ 2 bilhões. Os termos financeiros do acordo com a AT&T não foram divulgados. 

Analistas definiram o acordo como salvador para a Telefónica no México, onde a empresa luta há muito tempo para ganhar força. Apesar de uma reforma de 2013-14 que visa diminuir o domínio da América Móvil a dona da Claro no Brasil ainda detém quase dois terços das linhas móveis do México, segundo dados do regulador de telecomunicações IFT. 

A AT&T também não conseguiu reduzir significativamente a participação de mercado da América Móvil desde que gastou bilhões para entrar no país em 2015 comprando duas operadoras locais. 

* Da Reuters


Botão Voltar ao topo