Teles e sites de comércio eletrônico lideram reclamações no Procon de SP
As operadoras de telecomunicações voltaram a liderar as reclamações apresentadas ao Procon de São Paulo em 2016, com o grupo América Móvil (Claro, Net e Embratel) no topo da lista que concentra teles em quatro das cinco primeiras posições.
A novidade foram os sites de vendas do grupo Pão de Açúcar (pontofrio.com, casasbahia.com e extra.com) aparecerem em segundo lugar, com Telefônica/Vivo, Tim e Sky completando os cinco primeiros postos de empresas com mais queixas no órgão. O ranking pode ser conferido aqui.
“Em 2016, o Grupo composto pelas empresas Claro, Net e Embratel (América Móvil) novamente liderou o Ranking, com um total de 4.704 registros. Apesar da diminuição em seus números em comparação a 2015 o grupo piorou seu índice de solução, passando de 77% para 74% em 2016”, diz o Procon-SP.
Ainda segundo o órgão, é a primeira vez que um grupo varejista ocupa um lugar de destaque entre as mais reclamadas. “A maior parte das reclamações do grupo está concentrada no seu e-commerce, cujas operações são efetuadas pela CNOVA, que representa 89% das reclamações do grupo, na grande maioria relacionadas a não entrega de produtos”.
Em terceiro lugar figura o Grupo Vivo/Telefônica com 4.022 registros voltando a aumentar seu número de reclamações em relação a 2015. Apesar de manter o 4º lugar a Tim Celular teve redução de cerca de 28% em suas reclamações em 2016, passando de 2.351 registros no ano anterior para 1.676, com aumento no índice de solução para 81%.
A Sky Brasil no Ranking Estadual apresenta destaque no volume de demandas. O crescimento no número de reclamações se dá com maior expressão nos Procons Municipais. A empresa salta da 18ª posição no cadastro da capital para 5ª colocação no Ranking Estadual com alarmantes 1.533 reclamações.
* Com informações do Procon-SP