Teles unem equipes e montam esquema de emergência para atender Brumadinho
As operadoras móveis montaram um esquema de emergência para atender a região de Brumadinho, atingida pelo crime ambiental originado pelo rompimento de uma barragem da Vale. Entre as ações tomadas estão o reforço da cobertura na região, com o aumento da capacidade das antenas instaladas e envio de sites (antenas) móveis.
Segundo comunicado do SindiTelebrasil, também foram acionados geradores movidos a combustível para garantir o funcionamento das antenas em locais onde a energia elétrica foi cortada. Esses geradores estão sendo reabastecidos, quando necessário, pelas equipes de plantão das empresas, que também instalaram geradores extras. Estão oferecendo também chips e aparelhos celulares.
As empresas determinaram ainda a operação integrada de todas as torres da região, de todas as operadoras, de forma a permitir a comunicação de qualquer terminal móvel em qualquer torre e otimizar a comunicação das equipes de resgate. O setor de telecomunicação está empenhado para apoiar seus clientes e a comunidade local, além da empresa, autoridades e instituições envolvidas nas ações locais.
Como só podem fornecer dados mediante ordem judicial, as prestadoras de serviços de telecomunicações informam que estão apresentando a relação de assinantes e números de telefone conectados às Estações Rádio Base (ERBS) nas imediações da Mina de Córrego de Feijão, solicitados pela União, por meio da Advocacia Geral da União.