Telecom

Temporal aciona alerta da Anatel e da Defesa Civil por SMS pela primeira vez na capital paulista

Lançado no dia 04 de dezembro, O Defesa Civil Alerta, serviço desenvolvido em parceria pela Defesa Civil e a Anatel, foi ativado pela primeira vez nesta sexta-feira (24) na cidade de São Paulo. Os moradores da capital paulista receberam alertas sobre chuva forte em seus celulares pelo sistema de alerta de desastres da Defesa Civil, que começou a operar no dia 4 de dezembro. Em outras cidades do estado, a notificação já aconteceu 19 vezes.

A ferramenta ativada hoje é diferente das anteriores porque envia alertas que vibram até em aparelhos no modo silencioso. Também salta na tela e faz o celular apitar. Só sai da tela se o usuário mostrar que leu a mensagem. Isso faz com que o aviso seja mais “intrusivo”. Os alertas foram feitos nas redes das operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar. .

Quem recebeu o alerta tinha um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras. A pessoa receberam o aviso mesmo sem pedir. O serviço só está disponível ainda nas regiões Sul e Sudeste.

Como funciona

O sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional funciona em uma tecnologia conhecida como Cell Broadcast. É uma ferramenta destinada ao envio de alertas de emergência para pessoas localizadas em áreas com risco iminente. Esses alertas são georreferenciados com base nos polígonos definidos pelas antenas de celular, se sobrepõem a qualquer outra função que estiver sendo utilizada no aparelho quando forem enviados. Residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.


A coordenação do sistema é realizada pela Defesa Civil Nacional, vinculada ao MIDR, em parceria com a Anatel, enquanto a execução fica a cargo das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Vivo e TIM).

O Defesa Civil Alerta faz parte de um conjunto de sistemas utilizados para mitigar desastres, que inclui sirenes, mensagens SMS cadastradas e notificações em TVs por assinatura. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis estaduais e municipais.

Botão Voltar ao topo