Testes com rádio 5G nacional começam em agosto
O rádio 5G nacional, desenvolvido pela Cisco, RNP e Inatel, começa a fase de testes em agosto e o público-alvo é composto por fazendas e indústrias sem qualquer tipo de conectividade.
Neste momento, o equipamento está em fase de inclusão dos amplificadores. O rádio vai funcionar em 3,5GHz, mas se prepara para também funcionar nas faixas mais baixas como 410 a 450 Mhz.
A Cisco garante que não vai fabricar o equipamento. “Não é nosso plano. Esse rádio é para ser barato. É para ser core com uma rede de small cells. Ele é para quem não tem conexão. E há fabricantes locais que podem desenvolver o negócio”, sustentou Uchoa. Os fabricantes, passado o período de teste, serão escolhidos pela Cisco, Inatel e RNP.
O diretor da Inatel, Carlos Nazareth, é um otimistsa com a expansão do produto. “É algo próximo da interiorização da energia elétrica no Brasil: agora, quem precisa de rede vai poder construir a própria a partir desse equipamento. Na área rural, esse equipamento vai revolucionar”, assegura.
A iniciativa do rádio nacional 5G está dentro do programa Brasil Digital e Inclusivo – BDI, sigla em português do projeto Country Digital Acceleration, lançado em maio de 2020 pela companhia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.