Threads, da Meta, abala o reinado do Twitter, de Musk
Criada pela Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, para ser a concorrente direta do Twitter, a rede social de texto e microblogging Threads (Android, iOS), superou a casa dos 30 milhões de usuários, em pouco mais de 18 horas da sua disponibilização. “O sentimento é que isso é o começo de algo especial. Mas nós temos muito trabalho adiante para construir o app”, escreveu o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu perfil na nova rede social.
O Threads foi liberado nesta quarta-feira, 05/07. O próximo passo da plataforma é deixar o aplicativo compatível com a ActivityPub, o consórcio de rede social aberta da W3C, órgão responsável por padrões abertos na Internet. Na prática, a companhia deixará o Threads interoperável com outras redes sociais, o que coloca o app em acordo com o Ato de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia que regula as grandes plataformas.
Os tropeços do Twitter – provocados por ações inusitadas do seu dono, o bilionário Elon Musk – abrem espaço para um concorrente bem financiado como a Meta Platforms, disseram analistas e especialistas, principalmente por causa de seu acesso aos usuários do Instagram e sua força de publicidade. “O lançamento do Threads pela Meta veio no momento perfeito para dar a ele uma chance de derrotar o Twitter”, disse Niklas Myhr, professor de marketing da Chapman University, referindo-se à turbulência no Twitter depois que ele limitou o número de tuítes que os usuários podem ver.
“O Threads começará a funcionar, pois é construído sobre a plataforma do Instagram com sua enorme base de usuários e, se os usuários adotarem o Threads, os anunciantes seguirão de perto”, adicionou. Outros concorrentes tiveram sucesso limitado. Mastodon, outro aplicativo semelhante ao Twitter, tem 1,7 milhão de usuários ativos mensais, de acordo com seu site, enquanto o Bluesky, cofundador do Twitter, Jack Dorsey, tem cerca de 265.000 usuários. O Twitter tinha 229 milhões de usuários ativos mensais em maio de 2022, de acordo com uma declaração feita antes da compra de Musk.