Telecom

TIM Brasil, Ericsson e Qualcomm testam o 5G Standalone

A TIM Brasil, a Ericsson, a Motorola e a Qualcomm Technologies  anunciaram nesta terça-feira, 05/10, o suporte ao recurso Ericsson Carrier Aggregation (CA) de rádio 5G entre as bandas FDD e TDD  no modo Standalone.

Os smartphones Motorola Edge 20 e Motorola Edge 20 pro equipados com Snapdragon 778G e 870 5G Mobile Platforms com Snapdragon X53 e X55 5G Modem-RF Systems, respectivamente, suportam o recurso 5G CA NR (Carrier Aggregation New Radio) em 5G Standalone e já estão disponíveis comercialmente no portfólio da TIM.

Desta forma, operadoras têm a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G utilizando diversos ativos de espectro, melhorando a capacidade e a performance de rede. O recurso poderá ser ativado comercialmente pela TIM após o processo licitatório do espectro 5G pela Anatel estar finalizado.

O 5G CA amplia a cobertura de bandas TDD sub-6 GHz. O 5G CA também ajuda a melhorar as velocidades e a confiabilidade do 5G em condições de rádio desafiadoras – vital para as operadoras que desejam atender às demandas cada vez maiores de serviços e aplicativos com alto consumo de dados, permitindo que os consumidores tenham uma excelente experiência de streaming de vídeos e downloads mais rápidos. A rede TIM em São Paulo foi utilizada para os testes de Recursos de Agregação de Portadora sub-6GHz Standalone.

A agregação de portadoras 5G sub-6 GHz dá às operadoras a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G usando seus diversos ativos de espectro, permitindo-lhes melhorar a capacidade e o desempenho da rede, à medida que o 5G CA expande a cobertura das bandas sub-6 GHz TDD.


A agregação 5G CA também ajuda a melhorar as velocidades 5G e a confiabilidade em condições de rádio desafiadoras – vital para operadoras que procuram atender às demandas crescentes de serviço e aplicativos de alto consumo de dados, permitindo aos consumidores ter uma ótima experiência de streaming de vídeo e downloads mais rápidos.

A conexão de dados 5G NR CA SA foi estabelecida na rede comercial da TIM associada à sua rede experimental em 3,5 GHz, agregando espectro não contíguo nas bandas de 700 MHz (n28) e 3,5 GHz (n78), usando licença temporária de uso de espectro fornecida pela Anatel. O desempenho do 5G NR CA foi concluído usando a infraestrutura 5G SA RAN da Ericsson, smartphones Motorola com Snapdragon 778G e 870 5G Mobile Platforms com Snapdragon X53 e X55 5G Modem-RF Systems.

A agregação de portadoras 5G sub-6 GHz dá às operadoras a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G usando seus diversos ativos de espectro, permitindo-lhes melhorar a capacidade e o desempenho da rede, à medida que o CA 5G expande a cobertura das bandas sub-6 GHz TDD. Os testes registraram resultados impressionantes de aumento da cobertura da banda n78 em relação ao n78 sem agregação. Além dos ganhos de cobertura, o 5G CA também permitiu que taxas de dados acima de 1,1 Gbps fossem atingidas.

Os consumidores que adquirem os smartphones da Motorola (Motorola Edge 20 e Motorola Edge 20 pro) terão um equipamento que poderá ser atualizado via OTA (atualização de software over the air) para permitir o funcionamento do recurso CA NR em 5G SA, proporcionando uma experiência ainda mais rica na futura rede 5G da TIM.

Botão Voltar ao topo